terça-feira, 3 de novembro de 2009

"Essa é a Dança do Desempregado"

Há algum tempo estou "matutando" esse post, não havia escrito ainda por preguiça, pois com absoluta certeza ele vai ser bem grande, aviso aos leitores que quem quiser passar um pouco de raiva e dar umas risadas vale a pena ler até o final.


BASEADO EM FATOS REAIS


No último dia 27 "comemorei" (sem muito o que comemorar) o aniversário de 5 meses sem trabalho (sem trabalho sim, pois quem procura emprego não quer trabalhar), depois de 854 currículos enviados (verdade, foi tudo isso mesmo) e ao menos 40 entrevistas e alguns muitos testes (não faço ideia da quantidade de redações que já fiz, fora os testes de lógica, inglês, excel, etc.) , creio que tenho alguma coisa para compartilhar com vocês.
Todos sabem que é um SACO fazer entrevistas, que muitas vezes os candidatos são DESRESPEITADOS pelas empresas e tenham certeza que comigo não foi diferente. Vou relatar aqui alguns dos absurdos que passei nos últimos 5 meses tentando me recolocar no mercado de trabalho.

ABSURDO 1: No mês de junho fui fazer participar de um processo no WalMart, a entrevista estava agendada para as 13h, perfeito se não fosse exatamente no horário de almoço da recrutadora. Depois de 40 min de espera, chega a figura com a maior "cara-lavada" do mundo e me fala:
- Mariana, vou escovar meus dentes rapidinho e já te atendo!
Eu respondi:
- OK! Sem problemas! ( já com as bochechas vermelhas de raiva, pois além da espera eu também estava com fome e merecia almoçar)
Bom, ela foi escovar os dentes e depois de 20min (ou seja ela fez a 1h de almoço dela certinho) aparece para enfim começar a entrevista. Ficamos uns 30 minutos conversando até que ela se deu por satisfeita e falou:
- Mariana, você tem um tempinho? Porque eu vou ver se o gestor da área está desocupado e ele já vem falar contigo, para adiantar o processo, devido a urgência da vaga.
Sem nenhuma possibilidade de falar não, disse sim e junto comigo meu estômago deu um grito!
30 minutos depois chega "o tal" gerente da área e uma garota que seria a coordenadora. Neste momento começou meu drama.
O cara parecia uma criança (grande) vocês já vão entender: era ruivo, cheio de sardas, com o cabelo cortado "tigelinha" e estava com um sueter daqueles de lã, vinho com uns desenhos que parecia e era menor que ele. Para a minha tristeza uma criança daquelas que adoram contar vantagem sobre os outros. Durante toda a entrevista ele fazia perguntas com o intuito de me intimidar, perguntas muitas vezes sem sentido e afirmando em entrelinhas que eu não era tão boa quanto o meu currículo dizia. Como todos sabem, não sou das pessoas mais calmas desse mundo e em certo momento comecei a perder a paciência, pois ele não sabia mais o que me perguntar até que:
- ...mas por quê, que você saiu do segmento bancário e foi trabalhar no varejo?
Respondi:
- Porque tenho apenas 22 anos e me considero jovem para decidir em que segmento atuar em toda a minha vida sem conhecer os demais. (Em tom bem grosseiro)
- Você saiu do banco e ficou 3 meses sem trabalhar. Por quê?
Neste momento eu tive vontade de fazer igual o Didi: abrir minha boca com a mãos e falar: "Vou me mataaar!!" Vamos ser sensatos, no meio do ano passado, o mundo em crise financeira, todo mundo perdendo o emprego e ele me pergunta por que fiquei 3 meses sem trabalhar??? Penso que foi muito bom eu ficar só 3 meses sem trabalhar, e nem foram 3 meses porque antes de entrar na Vila Romana estava estagiando para completar minhas horas obrigatórias da faculdade e acabei respondendo isso.
Para fechar a entrevista de insultos ele me fala:
- Seu excel é avançado mesmo?
Eu respondi:
- É sim!
- Então, você tem um tempinho para fazer um teste? Quero ver se seu excel é tudo isso mesmo!
Bom, vamos calcular fui atendida as 14h, ás 15h chegou o bonitão, ficamos conversando até 15:40 e ainda queriam me aplicar um teste. Não posso esquecer que a essa altura era bem possível eu desmaiar durante a entrevista, pois ainda estava com fome. Fui sincera com ele, estou aqui desde as 13h, sem almoçar, desculpa o teste fica para outro dia e sai da sala, sem pestanejar e sem olhar para trás.

ABSURDO 2: Um belo dia já em julho toca meu celular em uma segunda-feira 8:30 da manhã, atendo é uma possibilidade de emprego na Polishop (aquela empresa que vende de tudo na TV, tipo as Organizações Tabajara), a moça me perguntou a possibilidade de ir neste mesmo dia fazer uma entrevista, claro que fui, muito a contragosto, mas fui.
Chegando lá entro em uma sala com mais 7 pessoas, logo pensei: Entrevista Coletiva! Ódio!
O detalhe maior era, 6 pessoas para uma vaga na área de Cobrança, 1 menina para o televendas e eu para o comercial. Entrou a recrutadora na sala, junto com ela a gestora da área de cobrança, que já iria avaliar os candidatos da área dela. Sem pensar 2 vezes a tiazona fala:
- Vou começar com as 2 meninas, para dispensá-las e depois falo com vocês.
Aí a menina do televendas falou, na sequencia falou comigo. O que foi terrível é que enquanto eu falava todos prestavam atenção, menos a recrutadora que estava mais preocupada com a pilha de currículos que estavam na mão dela. Eu falava, ela olhava o currículo. A hora que terminei ela:
- Ok, meninas! Qualquer coisa entramos em contato! Podem ir.
Levantei da cadeira indignada e fui embora sem maiores explicações e nunca tive retorno de nada.

ABSURDO 3 (O PIOR): No finalzinho de agosto me chamaram para participar de um processo para o grupo Comolatti (grande empresa que atua em vários segmentos), antes eu teria que fazer uma entrevista no Grupo Foco (grande empresa no ramo de RH), fiz entrevista no FOCO, vários testes e passei, segundo eles a empresa concordou que eu tinha perfil para a vaga. Fui encaminhada para fazer a entrevista na empresa, detalhe a empresa é na Mooca. Marianinha se abala até a Z/L, chegando lá fui entrevistada pelo RH da Comolatti, sem entender direito, pois já tinho sido entevistada por uma empresa de RH, até que se sentiu satisfeita e disse:
- Olha eu vou ver se o gestor está disponível, se não você vai ter que voltar outro dia.
Não fiquei nem puta, mas chateada, porque sai da minha casa achando que já ia ser entrevistada pelo gestor, para depois me falarem que poderia acontecer de ter que voltar lá de novo...foi foda! Alguns instantes depois ela volta falando que o cara ia me atender, bom menos mal.
Entra o cara dentro da sala, com aquele ar de superioridade irritante.
- Bom Mariana, me fala um pouco das suas experiências na área. Como você formulava os preços?
Falei de tudo! Na minha área, "comi com farinha". Pelo menos era o que eu achava, depois de um tempo falando e ele olhando para a minha ficha cadastral e me fala:
- Olha vou ser bem sincero contigo, não gosto de enganar as pessoas...
Na hora percebi que vinha merda!
- ...tudo isso que você faz, a empresa já pratica a 50 anos. Não vou dizer que não dá certo, pois se estamos ainda no mercado é graças a esses conceitos que você conhece, mas no momento quero algo diferente. Fizemos uma consultoria com a Ernest&Young e eles me falaram que temos dar preço de outro jeito e é isso que busco. Você não tem o perfil da vaga.
Pensa na minha cara...acho que foi uma cara tão pasma, que ele começou a me elogiar em seguida...
-...gostei de você, parece ser bem dinâmica, fala muito bem,mas...
Falei:
- Tudo bem! Sem Problemas. Estou dispensada?
E vim embora, com a cara no chão e transtornada! Tentanto achar uma explicação para a razão da entrevista no FOCO. No meu ponto de vista, eles selecionam os candidatos que tem as características e o conhecimento que a empresa precisa, pois eles me encaminharam para eu passar a maior vergonha da minha vida. Após o episódio liguei para a responsável no FOCO, que falou que não sabia porque isso tinha acontecido, disse que me ligava para me posicionar do que aconteceu. Bom...vocês já devem imaginar o final da história: estou esperando até agora.

ABSURDO 4: Na véspera do meu aniversário fui convidada a fazer uma entrevista em uma consultoria de RH (Potencial RH) na Av. Brigadeiro Faria Lima, quando as entrevistas são em lugares teoricamente mais próximos de casa prefiro ir de ônibus, porém a minha audiência da Vila Romana era no mesmo dia pela manhã, sem possibilidades de eu sair de Osasco e chegar a tempo na entrevista, então fui de carro.
Cheguei bem antes do horário que estava agendado para as 14h, para não cometer o mesmo erro do absurdo n°1 resolvi almoçar antes de ir para o lugar, afinal quando se vai fazer entrevistas em consultorias de RH, eles normalmente acham que o mundo vai acabar em testes. Almocei tranquilamente, quando faltava uns 15 min para as 14h entrei no prédio. Entrei no lugar e me colocaram em uma sala e ali fiquei aguardando a boa vontade da pessoa por 1h e 30min, isso mesmo, fui atendida 15:30h. Já estava de pé a hora que a mulher entrou, ia embora, pois se é o candidato que se atrasa ele já perde credibilidade e pior tem algumas empresas que nem atendem quando o cara chega tarde. Como ela chegou resolvi ficar e pasmem ela nem me pediu desculpas. Depois de 40 min de entrevista fui embora e aquele famoso feedback que todo mundo fala que faz, NÃO EXISTE. Eles não foram os primeiros e não serão os últimos. Para terminar a merda fui pagar o estacionamento: R$ 24,00. E não foi aquela desgraçada que me atendeu 1h e meia mais tarde que pagou.

ABSURDO 5: Fui participar de um processo da Riachuelo, cheguei lá eles aplicaram exatamente 6 testes. E informaram: Olha este é o último, quem terminar pode ir embora, pois aqui só faz entrevista quem passa nos testes.

É minha gente, não é fácil não. Estes foram os casos que mais me marcaram de alguma forma, mas tiveram muitos outros, que fiquei muito tempo esperando, que os recrutadores se mostraram um poço de falta de respeito e educação, que os gestores de área se sentiam as melhores pessoas do mundo e é claro as respostas positivas ou negativas que nunca aconteceram...

"Essa é a dança do desempregado, quem ainda não dançou está na hora de aprender. Essa é a dança do desempregado, amanhã o dançarino pode ser você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário