sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Discurso como oradora da Turma de Administração 2009 1° Semestre FASUP

Boa-noite Srs. Diretores, Sra. Coordenadora, Queridos Mestres e demais componentes da mesa.

Senhoras e Senhores, boa-noite! Caros Colegas, hoje é o nosso dia!

Estamos aqui reunidos para fechar um ciclo que teve início há 4 anos. Falando assim parece muito tempo, mas com plena certeza afirmo que foram os 4 anos mais rápidos e gratificantes das nossas vidas.

Quando ingressamos na vida acadêmica não era bem essa a idéia que a gente tinha, entramos em uma sala de aula e nos deparamos com uma porção de desconhecidos, a maioria deles com o mesmo olhar perdido que o nosso, morrendo de vontade de jantar com a família, assistir a novela das oito ou curtir o happy hour com os amigos do trabalho, neste momento percebemos que para prosseguir com esse sonho, teríamos que nos privar de muitas coisas.

Vieram às primeiras aulas e com elas a certeza que a faculdade é bem diferente da época do colégio, ali teríamos que nos esforçar e correr atrás, pois ninguém faria isso pela gente.

Depois de um tempo pessoas até então desconhecidas começaram a fazer parte efetivamente das nossas vidas, as diferenças começaram a abrir espaço para as semelhanças e ali achamos as “tampas das nossas panelas”, ou melhor, montamos as nossas panelas. Havia panelas para todos os gostos, as que estudavam muito, que falavam muito, as que brigavam muito e até as que bebiam muito.

Nos primeiros semestres da faculdade, os principais assuntos nas panelas, eram contas, balanços, rateios, Taylor, Ford, Fayol, Maslow e cada um contando a sua história de vida, na outra noite era a mesma coisa, porém não contávamos mais a nossa história, mas sim uma versão da história que estávamos construindo juntos. Depois de tanto tempo, nos conhecemos de ponta a ponta, do começo ao final...

Vimos os nossos amigos apresentar o primeiro seminário, cheios de medo e depois de um tempo com a maior segurança do mundo o Trabalho de Conclusão de Curso, estivemos por perto quando se tornaram pais e mães ou juntaram as escovas de dente, ajudamos na primeira cola na faculdade, no primeiro trabalho feito as pressas, ficamos na expectativa das notas, rezando em equipe para que o exame se mantivesse a km de distância, fizemos parte de muita coisa na vida dos nossos amigos e com grande alegria temos certeza de que ajudamos de alguma forma no crescimento deles.

Não posso esquecer daqueles colegas que infelizmente pularam deste barco no meio da viagem e tiveram que adiar esta conquista por mais um tempo e dos amigos que por algum motivo não estão aqui sentados de beca, mas vieram nos prestigiar nesta noite!

Enfim... 4 anos de muitas risadas e muitas lágrimas; muita alegria e muita tristeza; muitas brigas e muitas reconciliações; muitas festas e “bebemorações”; muitas provas, seguidas de semanas do saco-cheio; muitas lições, principalmente lições de vida; muito crescimento, profissional e pessoal; muitas quebras de paradigma, começando pelos nossos e o mais importante MUITA AMIZADE!

Este agradecimento é especial a vocês, pois se não estivéssemos juntos poderíamos ter desistido na primeira dificuldade.

Nossos mestres representaram papel fundamental neste ciclo, foram os responsáveis pelo conhecimento e pela transformação de calouros em administradores. Vamos sentir saudades do Prof. Mauro que matematicamente dizia que “deveríamos fazer, o que nos faz feliz”; ou do Prof. André Reis que exigia nossa presença, pois é ciumento demais para nos deixar faltar à aula; a Prof.ª Márcia que nos “atormentou” (carinhosamente falando) nesta reta final com a tal da ABNT; o Prof. Paulo Magalhães e o seu modo sereno de falar; o Prof. Márcio falando de RBV e a Prof.ª Flávia que consegue lecionar direito empresarial, usando como exemplo os alunos tomando um chopp em Copacabana. Enfim, todos os mestres que fizeram parte da nossa história aqui ou em outra faculdade, nosso Muito Obrigado!

Um especial agradecimento à equipe da FASUP, que nos aceitou e fez o possível para que a transferência dos alunos (como eu) sofresse o menor impacto possível e a Edna que foi fundamental nesta transição e ajudou a tornar tudo isto viável, além de nos acompanhar de outros carnavais.

Agradeço de coração aos nossos pais e mães que nos deram os ensinamentos mais importantes, construíram o que somos hoje, lições que não são aprendidas no universo acadêmico, livros ou internet, aquilo que muitos chamam de educação e que desde pequenos sabemos que começa em casa.

Aos nossos irmãos, amigos de longa data, maridos, esposas e filhos garanto que esta conquista é um pouco de vocês também, muito obrigado pelo apoio e principalmente pela paciência durante esta jornada.

Agradeço também a Deus, pois independente da religião de cada um dos formandos, acredito que muito nas nossas vidas seja movido pela fé.

Depois de tudo o que passamos, os momentos incríveis, a cervejinha gelada acompanhada de conversa fiada e a famosa rotina fico me perguntando: “existe vida após, a faculdade? ”.

Por incrível que pareça, existe. Claro que hoje em dia, não podemos mais dar desculpa das nossas trapalhadas como “coisa de universitário”, agora como dizem “o buraco é mais embaixo”, temos uma reputação, uma classe a zelar.

Exercer a profissão de Administrador requer atualização constante e participação efetiva na resolução dos problemas das organizações e nas feridas da sociedade, principalmente em um país como o Brasil. Que a partir de hoje sejamos agentes de mudança na sociedade e que jamais deixemos de desempenhar nosso papel com ética e principalmente respeito.

Não vamos fazer desta noite uma despedida. Vamos tomar sim, posse do que é nosso, porém fazendo disso um novo começo.

Finalmente encerro com palavras do Charles Chaplin: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito pra ser insignificante.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário